
18 de Junho
Três anos depois do vírus ter lançado um pânico global, as companhias aéreas internacionais estão a aproximar-se dos níveis anteriores a 2019, mas os movimentos nos aeroportos portugueses já superaram os números anteriores aos da maior crise jamais vista no transporte aéreo.
A aviação comercial internacional está no bom caminho para recuperar por inteiro os níveis de atividade que se registavam antes da pandemia de covid-19, mas Portugal tem indicadores que sugerem uma situação já positiva, ou seja, pode ter ultrapassado o registo de 2019. Num estudo da Eurocontrol que analisa o tráfego europeu na semana entre 15 e 21 de março, Portugal surge no top 10 e à frente de países muito maiores, acima de mil voos por dia, o que corresponde a um aumento de 10% em relação ao valor verificado na mesma semana de 2019. Este foi aliás o melhor desempenho entre todos os países da UE.
No mercado europeu, o documento contabiliza uma média de 24 mil voos diários nessa semana, também grande aumento de 22% em relação a 2022, mas ainda abaixo do que se verificara na mesma semana de 2019, quando se registou a média de 27 mil voos. Isto significa que o valor de 2023 está ainda apenas a 88% do nível anterior à pandemia. Se é possível resumir estes dados, a Europa está próxima de atingir os valores de 2019, mas Portugal já estará acima do período anterior à doença.
A análise da Eurocontrol é compatível com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a movimentação nos aeroportos portugueses, que registaram no primeiro trimestre deste ano uma atividade 15% superior à de 2019, no indicador de passageiros. São poucos os países europeus que já recuperaram os níveis anteriores à pandemia nesta área do tráfego aéreo, com destaque para a Turquia, que inaugurou recentemente em Istambul aquele que é já o maior aeroporto do continente. Entretanto, só três países da UE mostram números acima dos de 2019 (além de Portugal, apenas Croácia e Irlanda). A semana analisada pela Eurocontrol teve a contrariedade de uma greve em França e o mercado europeu continua a ser afetado pela guerra na Ucrânia: este país perdeu 100% do tráfego aéreo de 2019 e os aeroportos mantêm-se encerrados à aviação civil.
Avaliando as companhias europeias, a TAP perdeu 7% do número de voos realizados na mesma semana de 2019, mas está no primeiro terço da tabela. A Wizz Air foi a que mais cresceu, 39%, e a Ryanair é agora a maior companhia, com mais de 2100 voos realizados em média, diariamente, durante a semana analisada. Refira-se que a Europa só tem sete companhias no top 25 das maiores transportadoras da aviação civil internacional.
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