O Sindicato teve como primeiro acto de fundação a eleição da Comissão Organizadora, com competência da Mesa da Assembleia Geral, a 18 de Janeiro de 1957. A 10 de Dezembro, do mesmo ano, foram aprovados os Estatudos por Alvará (10.12.57).
Finalmente, a 23 de Dezembro de 1957, com a nomeação por Despacho do Ministro das Corporações, tem lugar a cerimónia de Fundação do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
Eram membros da Comissão Directiva:
- Presidente – Comandante Augusto José Machado Louro
- Secretário – Comandante José Sequeira Marcelino
- Tesoureiro – R/T (Rádio Telegrafista) Álvaro Colaço
- Vogal – Comandante Joaquim Maia de Barros Prata
- Vogal – Navegador Eduardo Manuel Souto da Sousa Veloso
A partir de 1977 deu-se a cisão na representatividade sindical do pessoal de bordo, com a permanência em exclusivo dos Tripulantes de Cabina no SNPVAC passando estes a ter a instituição, com 20 anos decorridos, focada na defesa dos direitos e interesses do Pessoal Navegante Comercial, das Empresas aéreas com base em território nacional.
Este novo período é marcado com a presença da então Assistente de Bordo Isabel Beltrão que, a 4 de Maio de 1975, ocupava já funções de relevo na instituição.
A 4 de Setembro de 1975 é eleito o primeiro Presidente da Direcção Manuel António Pinto dos Santos, Tripulante de Cabine da TAP, formando uma Direcção inteiramente composta por PNC.