
O resultado registado em 2023 representa uma subida nos lucros de mais de 150% em relação aos lucros de 2022. Ainda assim, um resultado negativo no último trimestre do ano devido a custos com pessoal impediu maiores ganhos da companhia.
A TAP terminou o ano de 2023 com o mais alto lucro de sempre registado pela empresa, indica um comunicado enviado esta manhã às redações.
A companhia aérea conseguiu um resultado líquido de 177,3 milhões de euros, que representam um aumento de 111,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. Em 2022 a TAP teve lucros 65,6 milhões, naquele que foi o primeiro resultado positivo em cinco anos. No passado, mais do que duplicou esse resultado.
A TAP terminou o ano de 2023 com o mais alto lucro de sempre registado pela empresa, indica um comunicado enviado esta manhã às redações.
A companhia aérea conseguiu um resultado líquido de 177,3 milhões de euros, que representam um aumento de 111,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. Em 2022 a TAP teve lucros 65,6 milhões, naquele que foi o primeiro resultado positivo em cinco anos. No passado, mais do que duplicou esse resultado.
"Os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP. Recorde de receitas, ultrapassando a marca dos 4 mil milhões de euros, margens operacionais robustas e resilientes, e uma clara trajetória de desalavancagem, confirmam a solidez financeira do Grupo", indica, na comunicação, Luís Rodrigues, CEO do grupo TAP.
"O aumento da pontualidade e da regularidade na segunda metade do ano, bem como do NPS, provam o foco da organização em executar um melhor serviço para os nossos passageiros. A assinatura dos novos acordos de empresa confirma o reconhecimento e o compromisso perante os nossos trabalhadores. 2024 será um ano desafiante que testará o foco da organização, para o qual necessitamos do compromisso de todos para estabelecermos a TAP como uma das empresas mais atrativas do sector", acrescenta.
Ainda assim, os resultados de 2023 poderiam ter sido ainda maiores, não fosse a companhia ter terminado o quarto trimestre do ano com um prejuízo de 26,2 milhões de euros, devido sobretudo aos custos com o pessoal, devido à continuação da reposição da maioria dos cortes sobre as remunerações e novos acordos de empresa e do aumento dos custos operacionais de tráfego, refletindo maiores níveis de atividade, explica a TAP. Este aumento foi contrabalançado pela redução do custo com combustível devido a um preço mais baixo do jet fuel.
A TAP terminou o ano de 2023 com o mais alto lucro de sempre registado pela empresa, indica um comunicado enviado esta manhã às redações.
A companhia aérea conseguiu um resultado líquido de 177,3 milhões de euros, que representam um aumento de 111,7 milhões de euros em relação ao ano anterior. Em 2022 a TAP teve lucros 65,6 milhões, naquele que foi o primeiro resultado positivo em cinco anos. No passado, mais do que duplicou esse resultado.
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PUBPor comparação, em 2019, ano antes da pandemia, a empresa tinha tido um prejuízo de 95,6 milhões de euros.
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Aeroportos nacionais movimentaram mais de 67 milhões de passageiros em 2023"Os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP. Recorde de receitas, ultrapassando a marca dos 4 mil milhões de euros, margens operacionais robustas e resilientes, e uma clara trajetória de desalavancagem, confirmam a solidez financeira do Grupo", indica, na comunicação, Luís Rodrigues, CEO do grupo TAP.
"O aumento da pontualidade e da regularidade na segunda metade do ano, bem como do NPS, provam o foco da organização em executar um melhor serviço para os nossos passageiros. A assinatura dos novos acordos de empresa confirma o reconhecimento e o compromisso perante os nossos trabalhadores. 2024 será um ano desafiante que testará o foco da organização, para o qual necessitamos do compromisso de todos para estabelecermos a TAP como uma das empresas mais atrativas do sector", acrescenta.
Ainda assim, os resultados de 2023 poderiam ter sido ainda maiores, não fosse a companhia ter terminado o quarto trimestre do ano com um prejuízo de 26,2 milhões de euros, devido sobretudo aos custos com o pessoal, devido à continuação da reposição da maioria dos cortes sobre as remunerações e novos acordos de empresa e do aumento dos custos operacionais de tráfego, refletindo maiores níveis de atividade, explica a TAP. Este aumento foi contrabalançado pela redução do custo com combustível devido a um preço mais baixo do jet fuel.
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"Fico muito satisfeito com lucros da TAP e espero que ninguém ache um excesso", diz CostaNo ano de 2023, a TAP transportou 15,9 milhões de passageiros, representando um aumento de 15,2% em relação a
2022, atingindo 93% dos valores alcançados em 2019. Igualmente em 2023, o número total de voos operados também aumentou em 11,0%, atingindo 88% dos níveis pré-crise.
No ano passado, a capacidade da companhia superou os níveis pré-crise de 2019, atingindo 101%, representando um aumento de 14,9% face a 2022. O Load Factor aumentou 0,8 pontos percentuais (p.p.) em termos homólogos, atingindo 80,8% em 2023, melhorando também em 0,7 p.p. face a 2019.
No comunicado enviado esta manha, a companhia indica ainda que as receitas operacionais em 2023 totalizaram os 4.214,8 milhões de euros, representando um aumento de 20,9% face a 2022 e um aumento de 27,8% face a 2019.
A receita por passageiro por assentos-quilómetros oferecidos (PRASK) foi de 7,30 euros, tendo aumentado 0,61 euros quando comparado com o valor de 2022 e 1,75 euros quando comparado com 2019.
Por outro lado, os custos operacionais recorrentes ascenderam a 3.829 milhões, aumentando em 18,3% quando comparado com o valor de 2022.
O custo de lugar disponível por quilómetro (CASK) subiu 3% para 7,25 euros, comparando com 2022. Excluindo custos com combustível, o CASK foi de 5,14 euros.
Em 2023, O EBITDA Recorrente atingiu 871,6 milhões de euros, com uma margem de 20,7%. O EBIT Recorrente totalizou 385,8 milhões, com uma margem de 9,2%.
Com estes resultados, o grupo terminou o ano de 2023 com uma posição de liquidez de 789,4 milhões de euros, "reforçando o caminho de desalavancagem com uma melhoria significativa do rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA a 31 de dezembro de 2023, atingindo um nível de 2,6x, assinalando um progresso notável em relação ao rácio de 3,5x registado no final de 2022. Este facto ilustra a gestão financeira disciplinada da TAP e a tomada de decisões prudentes, procurando inspirar confiança nos nossos investidores", indica o comunicado.
Para 2024, a TAP espera continuar a executar a sua estratégia para transformar a empresa numa companhia aérea sustentavelmente lucrativa, "melhorando continuamente as nossas operações, investindo nos nossos trabalhadores e clientes, fortalecendo o foco nos nossos mercados-chave e na estratégia para os mesmos, capitalizando os nossos bons resultados financeiros, gerindo as pressões sobre os custos, e melhorando a geração de fluxos de caixa e continuar a trajetória de desalavancagem".
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