A mais antiga companhia aérea portuguesa está de parabéns, com a celebração do seu 83º aniversário.
Para marcar simbolicamente a data, as companhias aéreas prepararam ações de cortesia a bordo das ligações operadas durante o dia de celebração e lançaram uma campanha especial online que promete descontos significativos para quem procura viajar nos próximos meses.
Com mais de duzentos voos domésticos e internacionais, por semana, com origem e destino ao Arquipélago, a que se juntam mais de quinhentos voos inter-ilhas dos Açores, por semana, as companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines materializaram o sonho que originou sua a fundação.
A Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos, Lda. foi constituída a 21 de agosto de 1941, em Ponta Delgada, tendo como sócios José Bensaúde, Augusto d’Athaide Corte Real Soares de Albergaria, Albano de Freitas da Silva Oliveira, Augusto Rebelo Arruda e a Bensaúde e Companhia Lda., representada por António de Medeiros e Almeida.
A sua missão era, tal como hoje, servir os açorianos, quebrar o seu isolamento e encurtar distâncias entre as ilhas e destas para o resto do Mundo. Era este o desígnio de cinco ilustres micaelenses que ousaram abraçar este arrojado projeto, numa altura em que a Europa se encontrava envolvida na Segunda Guerra Mundial.
Para a concretização dos objetivos da Sociedade contribuíram as escalas da Pan American World Airways na Horta, a partir de 1939, nas suas rotas Nova Iorque – Marselha e Nova Iorque – Londres, ambas com escala também em Lisboa. Esta escala da Pan American nos Açores minorou a importância e a necessidade do estabelecimento de ligações diretas entre os Açores e o Continente, e, nessa medida, a Sociedade centrou-se no estudo da viabilidade das ligações internas, procurando ligar a Horta, ponto de amaragem dos hidroaviões da Pan American até 1945, às ilhas de São Miguel e Terceira, deixando para segundo plano o sistema de ligações entre as ilhas e o exterior, mais complexo e exigente do ponto de vista de investimentos e de licenciamento.
O longo período que decorreu entre a constituição da sociedade de estudos aéreos (em 1941) e o início da exploração comercial das rotas inicialmente concessionadas à SATA (em 1947) foi despendido no desenvolvimento de diversas diligências burocráticas, motivando o constante adiamento do início das operações aéreas entre as ilhas dos Açores, apesar de já ter sido concedido pelo Conselho Nacional do Ar, em 1942, uma licença à Sociedade para o tráfego entre as ilhas açorianas.
Em 1947, a Sociedade de Estudos Aéreos alterou a sua designação comercial para Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos Lda. (SATA), devido à conclusão dos estudos que deram lugar à constituição da mesma; ao facto de o governo português ter entretanto concessionado à SATA, ainda que a título provisório, as ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira; às condições internacionais que, com o fim do conflito mundial, possibilitavam a realização de tal empreendimento; e à cedência, em 1946, da infraestrutura localizada em Santa Maria ao Governo Português para exploração civil.
Os sócios designaram gerente-delegado da SATA o Dr. Augusto Rebelo Arruda, sedearam os escritórios da Empresa na Rua dos Mercadores, 7-11 e adquiriram a sua primeira aeronave, um Beechcraft UC-45B Expeditor.
No 15 de junho de 1947, a SATA realizava o seu primeiro voo, num Beechcraft UC-45B Expeditor (CS-TAA), de nome Açor.
O voo foi realizado entre São Miguel e Santa Maria, tendo aos comandos Marciano Veiga e Ferreira de Almeida.
Inicialmente, o sucesso desta operação não foi o desejado, apesar de, na máxima medida das suas possibilidades, a empresa ter realizado alguns voos extra-horário e fretamentos para satisfazer a procura de lugares verificada no advento da sua atividade comercial.
As ligações eram pouco frequentes e ofereciam um número muito limitado de assentos (apenas seis em cada voo). Apesar de operados em regime regular, os voos estavam sujeitos às contingências da meteorologia, sobretudo em Santana, onde as condições da respetiva operação eram, ainda, agravadas pela falta de ajudas de rádio adequadas.
O campo possuía apenas um radiofarol/NDB(SML), cujo semento de aproximação final-perpendicular à parte montanhosa da Ilha- impunha condições de teto e de visibilidade limitativas dos voos ali realizados. Além disso, avultava o estado deficiente das pistas de aterragem (em terra batida e sem as condições mínimas de operacionalidade), que as tornavam, frequentemente, impraticáveis com tempo chuvoso. E, como corolário de tudo isto, não existia, ainda, a necessária confiança no transporte aéreo.
Com o início das ligações comerciais entre os únicos aeroportos então existentes nas ilhas, estava dado o passo fundamental e decisivo para transformar a SATA num instrumento de mudança, ao serviço dos Açores.
Na realidade, o avião havia de transformar a realidade açoriana, constituindo uma alternativa aos navios da Insulana e dos barcos dos Parece. Santana de Rabo de Peixe transformou-se, com o tempo, numa opção interessante ao Cais da Alfândega. Para isso contribuíram, além do Cte Marciano Veiga, dois outros pilotos dos SAC/DGAC, ainda nos anos quarenta: primeiro o referido Cte Ferreira de Almeida e, depois (como se verá mais tarde), o Cte Manuel Rocha, cuja ação nos anos pioneiros da Linha Aérea Imperial, inaugurada por aquele serviço estatal, foi determinante para firmar a credibilidade da aviação civil portuguesa no panorama internacional.
O transporte aéreo era agora uma possibilidade; porventura mais atrativa, se considerarmos as incontornáveis seis horas de mar que separam Ponta Delgada de Vila do Porto. A possibilidade de rasgar os horizontes limitados da ilha estava agora a escassos 30 minutos de voo, por vezes, também, agitados, mas, mesmo assim, mais suportáveis do que as longas horas passadas no mar.
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